Cilene Sabino, irmã do ministro Celso Sabino, é a nova secretária de Turismo e Cultura de Belém.

Cilene Sabino, irmã do ministro Celso Sabino, é a nova secretária de Turismo e Cultura de Belém.

O prefeito eleito de Belém, Igor Normando, anunciou nesta sexta-feira a nomeação de Cilene Sabino para comandar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (BelémTur). A decisão foi recebida com entusiasmo nos setores empresariais e turísticos, dado o extenso currículo e a experiência de Sabino em gestão pública e privada.

Arquiteta e advogada, Cilene Sabino possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem uma trajetória marcada por cargos de relevância no Estado. Sabino foi presidente da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), onde se destacou pela modernização e desburocratização dos processos de registro empresarial. Além disso, comandou a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), consolidando sua atuação em âmbito nacional.

Presidente da Jucepa, Cilene Sabino, avalia resultados alcançados no ...
Cilene Sabino quando presidente da Junta comercial do Pará

A nova secretária também carrega uma forte conexão com o Ministério do Turismo. Cilene é irmã de Celso Sabino, atual ministro da pasta, o que promete facilitar o alinhamento entre as esferas municipal e federal no desenvolvimento de projetos voltados para o fortalecimento do turismo e cultura em Belém.

“A experiência de Cilene Sabino será fundamental para impulsionar o turismo e a cultura, especialmente com os grandes eventos que se aproximam, como a COP30 em 2025. Estamos confiantes de que ela trará inovação e desenvolvimento para o setor”, declarou Igor Normando durante o anúncio.

A escolha de Cilene reflete a intenção do prefeito eleito de profissionalizar e potencializar a gestão turística e cultural da capital paraense, aproveitando o momento de visibilidade internacional que Belém atravessa.

Sabino assume o desafio com a missão de atrair investimentos, ampliar o turismo de experiência e valorizar o patrimônio cultural, preparando Belém para um novo ciclo de crescimento no setor.


Cicero Jr Redação JR Notícias